POR QUE CONTRATAR UMA CONSTRUTORA?
Vale a Pena?
Uma dúvida comum na hora de planejar uma obra é se vale a pena contratar profissionais autônomos e fazer todo o gerenciamento sozinho ou contratar uma construtora. É necessário analisar alguns fatores para tomar a decisão final. Obra é algo complexo e poder analisar tudo no tempo certo diminui os riscos e maiores gastos. Deve-se analisar desde a contratação do arquiteto, do engenheiro e equipe para mão de obra, elaborar corretamente os projetos específicos para cada parte da obra, providenciar a documentação necessária nos órgão competentes, analisar orçamentos para a compra dos materiais corretos, agendar os recebimentos analisando todas as datas para que nunca falte material e ocorra atrasos, entre outas coisas. Separamos então algumas perguntas básicas que podem garantir um direcionamento melhor na hora desta escolha.
O orçamento talvez seja a primeira preocupação de quem pretende realizar uma obra. Pensando em estruturar o projeto da melhor forma possível para que saia como o desejado, o que pode ser feito? Se meu orçamento não for respeitado, procuro quem?
Ao planejar a sua obra, a primeira coisa a fazer é saber exatamente quanto está disposto a gastar. Toda obra tem seus imprevistos, mas tudo tem que caber certinho no bolso. Ao realizar um obra por conta própria é preciso estar atento à toda e qualquer compra e estar muito bem alinhado com a equipe contratada para que nada saia errado, pois todo o controle do orçamento está em suas mãos. Quando um contrato é fechado com uma Construtora, a mesma é responsável por fazer exatamente com o seu orçamento, todo o melhor possível. Você então possui a garantia de que o valor reservado para sua obra será respeitado, não há surpresas.
Seguindo o mesmo raciocínio devemos pensar na compra dos materiais, pois o mesmo está completamente relacionado à qualidade do que será construído ou reformado, e no tempo de obra, contando com imprevistos. Então, como conseguir o melhor valor para o material e saber quais as especificações necessárias para garantir a qualidade do projeto? Pago menos no material da obra se comprar como pessoa física ou jurídica?
Uma das grandes vantagens em realizar o seu projeto com uma Construtora, é que como empresa, utilizando o CNPJ, as construtoras conseguem um valor muito melhor na hora da compra dos materiais, condições de pagamento facilitadas (descontos, parcelamento maior, boleto e até mesmo limite diferenciado para as compras). Consequentemente você terá em sua obra materiais de qualidade muito superior com um preço que realmente irá caber dentro do seu orçamento, sem a necessidade de compra de materiais de qualidade inferior ou risco de ter seu orçamento aumentado.
Quais normas técnicas o profissional pode não conhecer?
Ao gerenciar uma equipe e realizar sua obra por conta própria é preciso estar atento a todas as técnicas usadas pelos profissionais contratados, tanto para acompanhá-los e supervisioná-los, quanto para garantir que as melhores técnicas serão empregadas. Mas então, quais técnicas o profissional deve conhecer? Como saber se as técnicas estão sendo usadas da maneira correta?
Uma obra requer profissionais especializados por funções e todas são complementares. A questão principal é que são necessários profissionais que sejam atualizados constantemente. A construção e a tecnologia de produção evoluíram muito, os materiais e as técnicas mudaram, as exigências são maiores e os sistemas são outros. O profissional contratado precisa realizar o planejamento da obra levando em consideração cada etapa, sua ordem de produção, riscos, atrasos, incidentes comuns… Mesmo o projeto fechado, muitas vezes é deficiente. É preciso calcular cada parte, para que nada tenha que ser ajeitado ou refeito em uma etapa posterior.
É comum o desconhecimento das normas técnicas, uso de materiais não conformes, tolerância a erros que no entendimento de alguns profissionais podem ser resolvidos posteriormente, mas que causam desperdícios, falta de treinamento e orientação quando não se trabalha com uma equipe fechada, pois o pessoal de obra pode não ter a quem recorrer em caso de dúvida, entre outras possibilidades comuns.
Fechando um contrato com uma construtora, isso não é mais um problema, isso se torna a solução para ter um andamento de obra mais ágil e qualidade do serviço garantida, com as técnicas mais recentes. Uma construtora conta com profissionais especializados, que atuam em segmentos específicos, como estrutural, elétrico, hidráulico e os demais profissionais que são necessários para cada tipo de obra. Todo o conhecimento que os profissionais envolvidos precisam ter e as técnicas que precisam conhecer, é de inteira responsabilidade da Construtora, afim de que o melhor serviço seja oferecido.
Quais os erros mais comuns em obras?
Dando seguimento a esse raciocínio de que certos conhecimentos são obrigatórios à todas as pessoas que estarão presentes no seu projeto de obra, vale então lembrar dos erros mais comuns em obras.
Ao não realizar o planejamento da obra tendo em mente todas as variáveis que podem surgir, casos clássicos acontecem:
Instalações elétrico-telefônicas mal programadas durante o projeto causam erros de mau posicionamento de eletrodutos, fazendo com que pontos de luz e de tomadas não coincidam com a realidade de execução. Esse tipo erro gera problemas na passagem da laje e acarreta em mais desgaste com tempo de obra e orçamento adicional.
Chão sem caimento é uma das falhas mais comuns e que deveriam ser facilmente prevenidas na fase de planejamento do projeto. Muitos profissionais não verificam o caimento que leva a água até o ralo, resultando em poças que podem se formar em banheiros e quintais ou qualquer ambiente mal planejado no projeto. Caso este erro esteja presente ao final da obra, a única alternativa é quebrar tudo e refazer.
Não realizar a sondagem adequada do terreno antes de iniciar a construção muitas vezes acontece. A falta da medição da capacidade suportada pelo solo diante das cargas que incidirão na estrutura da edificação gera o aparecimento de trincas, fissuras e até rachaduras em paredes e nos pisos devido ao afundamento da superfície. Em casos mais graves pode levar até à ruína do que foi construído.
Outro detalhe que pode causar enorme insatisfação após uma obra é água que se infiltra pela janela. Esquecer da fresta que fica entre a esquadria e a parede é comum, e causa aquela poça de água em casa ou no escritório, mesmo tendo mantido as janelas fechadas durante a chuva. Mais um inconveniente que poderia ser facilmente calculado em um planejamento prévio.
Exagerar no peso acima das estruturas muitas vezes ocorro por falta de cálculos simples. Casas projetadas para ter dois pavimentos jamais podem ter três, a não ser que um reforço seja previsto. Esse novo andar construído sem análise prévia da estrutura, parece muito inocente, mas pode gerar enormes trincas na estrutura. De acordo com reportagem concedida pelo G1, um prédio de três andares em São Paulo foi interditado pela Defesa Civil. O morador construiu irregularmente uma piscina e uma churrasqueira em sua cobertura, e segundo os vizinhos, a mureta da área de lazer e uma das sacadas do terceiro andar do prédio desabaram poucos meses depois da obra.
Tubulação com “morrinhos” que geram água sem pressão, acúmulo de plugues em uma mesma tomada, instalações hidrossanitárias com falta de detalhamentos ou com má locação dos pontos de passagem na laje, potência do aparelho elétrico superior ao da casa/apartamento/escritório, são mais alguns erros comuns que geram grande desgaste após uma obra.
O que devemos analisar é que alterações podem ser necessárias no decorrer de qualquer construção e podem sempre ocorrer alguns imprevistos, porém o bom gerenciamento de uma Construtora apontará a melhor e mais rápida solução, sem comprometer o projeto já aprovado.
Como controlar o tempo de duração da minha obra?
Obras são muito cansativas até mesmo pelo tempo que demandam. É sempre um ponto importante para quem planeja iniciar um projeto. O tempo de duração da obra vai de acordo com o que é pensado no planejamento do projeto e tem interferência direta de toda e qualquer alteração não prevista. Erros, refações, data de entrega de material,
Como posso então, garantir o tempo correto da minha obra?
Ao contratar uma Construtora o seu prazo é estabelecido em contrato, e o bom gerenciamento, a partir do conhecimento geral sobre tempo, material, especificação e técnica, garantem o bom andamento da obra e o prazo cumprido.
Quais os meus direitos se a obra atrasar, depois que contratei uma construtora?
A partir da data que foi estabelecida previamente em contrato o consumidor já passa a ter direitos de indenização, sem contar com a prorrogação, que já é uma cláusula considerada na maioria das decisões judiciais como abusiva. Confirmado o atraso, o consumidor já pode acionar a Justiça buscando sua indenização pelo descumprimento do contrato. Essa confirmação de atraso é pertinente à qualquer tipo de notificação enviada pela Construtora contratada. De várias maneiras, o consumidor sempre se encontrará protegido de quaisquer danos não esperados, que envolva seu projeto de obra.
Por fim, é essencial estar preparado diante de todos os riscos que envolvem a realização de uma obra. Saber quais os riscos e formas de se precaver é o melhor caminho para dar início ao projeto.
Qualquer um está sujeito ao aos riscos causados pelo desconhecimento das leis trabalhistas. Antes de iniciar as contratações é preciso analisar as seguintes questões:
1) Haverá exigência de horário ou horário fixo de entrada e de saída?
2) Haverá subordinação do colaborador para comigo ou com a terceirizada?
3) Receberá salário na condição de pessoa física?
Caso estas relações existam, conforme dispõe o artigo 3º da CLT, há relação de emprego e necessidade de registro, o que é comum à atividades relativas à obras. Por isso é preciso estar atento às leis que se referem à Jornada de trabalho semanal, controle de ponto, convenção coletiva do trabalho, FGTS, Vale-transporte e alguns outros pontos.
Além do não cumprimento da legislação trabalhista, vale ressaltar a falta de segurança e de condições adequadas de trabalho, desrespeito às normas de segurança e higiene, e a precarização das condições de trabalho, que elevam número de acidentes e consequentemente de ações trabalhistas.
Ao optar por uma construtora os riscos com ações trabalhistas, acidentes de trabalho e toda a parte burocrática passam a ser riscos assumidos pela construtora. Ter uma garantia contratual sobre os serviços executados lhe proporcionará uma tranquilidade. Não há preocupação com prazos, garantias, trocas de material, necessidade de refação ou quaisquer outras dores de cabeça extras que obras normalmente despendem.
Conheça um pouco mais do nosso trabalho e crie seu tão esperado projeto. Entre em contato para tirar qualquer dúvida e conheça a Construtora Brick.